Normalmente quando se fala em gastronomia para crianças, existe uma tendência a infantilizar os cardápios, incluindo hamburguer e batatas fritas como pratos obrigatórios.

Acabo de ve no Alltop a relação de sites e blogs sobre alimentos e, claro, o único site para crianças na lista é de receitas seguindo essa linha de raciocínio que não concordo. 

Por que?

Lembro muito bem que comecei a comer batatas fritas somente aos 11 anos, numa festa da escola e influenciada pelos amigos. Porém, muito antes disso, eu já comia fígado de galinha, que amo loucamente até hoje - assim como de pato, boi e ganso. 

Da mesma forma, a Júlia já come fígado de galinha, mas numa medida menor do que eu, porque o gosto é realmente forte. 

Normalmente, ela come a mesma coisa que os pais, seja em casa, seja nos restaurantes.

O que eu mais gostei em nossa viagem para a França, ano passado, foi justamente que os cardápios infantis tem sabores e são preparados com ingredientes e temperos sofisticados. Não ficam devendo nada aos pratos adultos.

Muitas vezes são alguns pratos do cardápio normal em porções e, nada mais justo, preços menores. 

Diante disso, resta a questão: por que uma criança deve preferir salsicha a um pedaço maravilhoso de salmão no ponto certo? 

Será uma questão cultural? Será por uma questão de praticidade? Qual a sua opinião?

Copyright © Pequena Gourmet
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram