Há muitos anos atrás, num ano-novo, estávamos numa casa de praia quando minha irmã resolveu fazer lentilhas numa panela de pressão. Faltavam 15 minutos para a virada do ano, quando ela explodiu e a tampa perfurou o teto da casa de madeira, indo parar no telhado. A cozinha ficou inundada de lentilhas. Por sorte, minha irmã não teve nenhum ferimento. Naquele dia, eu jurei que nunca usaria uma panela de pressão. Depois de muita insistência do pai da Júlia, até aceitei ter uma em casa, mas sob a condição de nunca usá-la.

Ainda bem que só ficou o trauma da panela e não das lentilhas.

É um dos meus pratos favoritos e da Júlia também.

Não importa a forma de preparo, por mais simples ou elaborada, lentilha é sempre uma delícia. Ainda mais aquela francesa verde, pequeninha, que é bem fácil de encontrar por aí.

Hoje no almoço preparei a lentilha do jeito mais básico possível e, mesmo assim, a Júlia pediu para comer de novo no jantar.

Deixei a lentilha de molho por 1 hora. Coloquei-a na panela com essa água do "molho" e inclui mais um tanto. Adicionei batatas em cubos. Para temperar, inclui 2 tabletinhos de caldo de costela. Deixei cozinhar por cerca de 40 minutos (viu como não precisa de panela de pressão?).

Só.

Ficou uma delícia. Servi com arroz no ponto que a gente gosta: grudadinho. Como não tinha preparado nenhuma carne, servi ainda fatias de presunto cru. Tenho a sensação que combinou demais.

Copyright © Pequena Gourmet
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram