Ecole_de_vigoulet

Escola pública em Vigoulet, França.

Minha amiga Vânia Diniz Mostert mora há cerca de 4 anos na França. Ela trabalha numa escola francesa, em Vigoulet, que fica pertinho de Toulouse. Por causa da minha curiosidade sobre alimentação infantil, enviei para ela alguma perguntas sobre como se comportam as crianças no berço da gastronomia mundial.

Q   ual a  sequência dos pratos na refeição principal na escola onde você trabalha?
 
Entrada, prato principal, fromage e sobremesa! 

 Qual é o prato favorito das crianças?

São vários: eles adoram gratin dauphinois (batatas com creme e queijo no forno); macarrão a bolognesa, peixe a milanesa, linguiças com lentilhas e de sobremesa todos os bolos!

Qual a reação das crianças diante de alimentos novos ou diferentes?

Acho q ue são como as crianças brasileiras dizem: Bahhh,c'est degoutant ça, não gosto, mas acabam experimentando e muitas vezes amando!

Quanto tem po é dedicado para o almoço?

Entre 30 e 40minutos: fazemos dois serviços, os pequenos de 2 a 6 anos comem ao meio dia e levam quarenta minutos (muitas vezes tenho que dar na comida na boca, são bons de garfo e experimentam tudo "sem reclamar"), já os maiores de 7 a 11 anos comem de 12:40 a 13:10, são bem mais barulhentos, caprichosos e reclamam da maior parte dos pratos,  comem rápido, saboreiam menos pra poder ir brincar do lado de fora!

 Qual foi o menu de hoje, por exemplo? 

• Rad is au beurre 

  Gratin dauphinois

• Steack haché

• Iogurte Bio ( aqui a moda agora é comer tudo bio, sem ogm e de agricultura ecológica, mesmo as casas estão instalando panneau solar, assim podem ter eletricidade solar, daqui 10 ou 15 anos todo mundo terá, espero para o bem da natureza).

 Tod as aceitam bem os queijos, mesmo os mais fortes?

Sim eles adoram, mesmo camembert, mas no caso do camembert cheiram antes. Se por acaso o cheiro estiver forte se recusam a comer, então de propósito servimos sempre c amembert jovem (sem cheiro), mas em geral adoram e principalmente o pão, comem pão da entrada até a sobremesa!

Você  acredita que as crianças francesas são educadas nas escolas para desenvolver o paladar e manter a tradição da gastronomia do país? Por que?

 Sim , porque o paladar e os pratos tradicionais franceses são impostos as crianças quase todos os dias, a educação francesa é um pouco mais rigida do que a brasileira de uma ma neira geral". As regras DEVEM ser seguidas" por exemplo, elas sabem que não são obrigadas a comer tudo que é servido, porém são OBRIGADAS a experimentar de tudo, pelo menos uma colher, eu não gosto e não quero, não existe, a frase é: Eu detesto, mas como! Em relação aos vinhos, habitualmente quando fazem festas compram um champ agne especial pra molecada champomy (sem álcool ,mas com bolhinhas e tudo) o que de certa forma incentiva as crianças a beber durante as refeiç
;ões
.


As c rianças da sua escola tem aulas de gastronomia?

Sim, uma vez por mês, os chefs de gastronomia vem explicar as crianças como são fabricados os queijos por exemplo e trazem varios tipos pra que experimentem e comparem! Outras vezes trazem diferentes pães e explicam a fabricação, mesmo os condimentos e épices. Na semana passada trouxeram potes de coentro, salsinha, manjericão, alecrim, menta, hortelã,etc.  

Radis_beurre

Radis beurre.

Salade_aux_fromages

Salade aux fromage.

Chipolattas_aux_lentilles-_hiver

Chipollatas aux lentilles.

Gratin_dauphinois

Gratin dauphinois.

Prefere_des_enfants_1

O favorito das crianças.

Mortadelle_aux_pistaches

Mortadelle aux pistache.

Dsc02210

Eu e Vânia com nossos filhotes, em Vigoulet, 2009.

 

Copyright © Pequena Gourmet
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram