Para Juliana e Pedro com carinho.
Ingredientes:
1 (um) frango inteiro
Muito alho picado
1 (uma) cebola grande
1 (uma) colher de café de cominho
1 (uma) colher de chá de açúcar
1 (uma) pitada de pimenta do reino
1 (um) ramo de tomilho
2 (dois) tabletes de caldo de frango assado
1 (um) limão espremido na hora
25ml de vinho branco
Muita salsinha e cebolinha
Azeite
¼ de uma barra de manteiga
Modo de Preparo:
Na véspera:
Misturar tudo, exceto o frango e a manteiga. Esfregar os temperos por toda a superfície do frango, por dentro e por fora. Deixar o peito do frango para baixo e colocar na geladeira.
3hs antes de servir:
Acenda o forno no máximo e deixe aquecer. Tire o frango da geladeira e esfregue o tempero pelo frango novamente. Separe a pele do peito na região perto do pescoço e com uma colher, derrame bastante tempero entre a pele e a carne. Nessa mesma cavidade, coloque um pouco de manteiga e esfregue com os dedos. Repita esse processo em ambos os lados do peito, nas juntas entre as sobre coxas e as costas e na cavidade da ave. Esfregue o restante da manteiga por toda a superfície do frango (deixe bem besuntado).
2h30 antes de servir:
Coloque o frango com o peito para cima e todos os sucos do tempero em uma assadeira. Verifique se existe pelo menos 0,5cm de sucos de profundidade. Caso não exista, adicione água. Não tem problema se for necessário colocar bastante água. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em temperatura máxima por 2hs.
Meia hora antes de servir:
Retire o papel alumínio e regue o frango com o caldo da assadeira. Deixe o frango dourar.
10min antes de servir:
Retire o frango da assadeira e deixe-o esfriar e descansar. Coloque a assadeira sobre uma boca do fogão e acenda o lume. Adicione um pouco de água gelada e com uma colher de pau esfregue a crosta que se formou no fundo da assadeira até que se forme bastante espuma e começando a engrossar. Derrame o molho em um recipiente fundo e estreito. Separe o óleo do molho. Coloque o molho em um uma molheira e sirva quente, junto com o frango.
Opcional:
Pode-se preparar uma farofa e encher a cavidade do frango antes de assar.
Pode-se, também, cortar batatas e deixá-las assar junto com o frango. Neste caso, será necessário adicionar um pouco mais de água e pode ser um pouco mais difícil fazer o molho ao final.
Se quiser, coloque ainda 1 colher de chá de pimenta síria na mistura da marinada para dar um toque do oriente médio.
Se for usar alecrim, é melhor usar outra receita.
A foto foi excepcionalmente roubada na web, porque afinal a Juliana é fotógrafa de verdade. E minhas fotos amadoras tirariam o brilho da receita :-)))