Normalmente, quem cozinha aqui em casa é o pai da Júlia. Mas hoje foi meu dia.
De manhã, eu e a Júlia fomos comprar ingredientes e preparamos um almoço bem gostoso:
• bifinhos;
• rodelas de batatas fritadas na frigideira com cebolas;
• legumes no vapor: repolho roxo, cogumelo shitaki, cenoura e brócolis.
A Júlia entrou na brincadeira. Pediu para colocar o avental. Transformou uma cadeira em fogão, usou panelas de verdade e ingredientes também. Colocou água e deixou ferver tudo. De mentirinha, claro.
No jantar, eu não tinha ideia do que fazer, até que esbarrei num pacote de lentilhas. Arrisquei, mesmo sabendo que ela poderia não curtir muito. Depois de 40 minutos, servi um pratinho para ela e outro para mim.
Na primeira bocada, ela fez cara feia. Insisti. Foi então que começou a corrida das lentilhas: ela queria comer mais rápido para "ganhar". Repetiu algumas vezes pelo sabor de ganhar, mas no final estava adorando e lambendo o prato. O prêmio foi uma maçã de sobremesa.
(Meu marido sempre fala que mulheres são competitivas entre si e já nascem competindo com a mãe. Credo, algumas vezes acho que ele tem razão... rs_
Lentilha é uma delícia (para quem gosta). Um prato fácil e rápido de fazer. O tomilho e o cravo dão um perfume extra. Pena que não tinha laranja, nem um pedaço de carne ou bacon para deixar ainda melhor.