Monterey é pequena, antiga e tem um dos aquários de água salgada mais lindos do mundo que fica em uma antiga fábrica de sardinhas. Passeio obrigatório. Um acervo gigante de peixes que foram salvos de virar sashimi, entre outras formas de vida marinha.
Então, sem pensar muito, fomos jantar em um restaurantezinho simpático no pier (Old Fisherman's Grotto) e tivemos sorte, ao contrário de Santa Bárbara, onde caímos em uma armadilha para turistas. Sim, isso aconteceu e saiu uma nota.
Já em Monterey, jantamos caranguejo de verdade, "dungeness crab", tamanho extra large, com quinoa: estava perfeito.
O caranguejo dungeness é o rei da Costa Oeste, encontrado nas águas frias do Oceano Pacífico. O crustáceo de seis patas é um alimento popular, especialmente na temporada que vai de dezembro até a primavera. Em termos de sabor, ele é um pouco mais doce do que os outros caranguejos e geralmente não tem cheiro de mar.
A Júlia é simplesmente maluca por caranguejos há muito tempo, mas até hoje, em termos de tamanho, nada superou aquele que comemos em Saussalito na viagem anterior. Sério, aquele parecia um monstro transgênico... rs
A foto ficou horrível, sorry, porque a luz "romântica" do restaurante não ajudou em nada e também porque fotografia de comida real é assim: tem que ser rápida antes que tudo esfrie. Mas acho que ao menos dá uma ideia do caranguejo que reina na Costa Oeste e a carinha de espanto da Júlia.